A Carreta de Amor estacionada na Assembleia Legislativa de Roraima oferece exames preventivos gratuitos para servidoras e população feminina – Alfredo Maia/SupCom-ALE-RR
Nesta quinta-feira (17), o cenário na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) foi diferente do habitual. A população feminina e as servidoras do poder legislativo dividiram sua rotina com uma ação importante de saúde: exames de prevenção do câncer de colo do útero (papanicolau) e do câncer de mama (mamografia), em alusão ao Outubro Rosa.
A ação é uma parceria da ALE-RR com a Assepol (Associação dos Servidores do Poder Legislativo de Roraima) e o Hospital de Amor, que estacionou na lateral do prédio legislativo um consultório móvel, a ‘Carreta de Amor’, transformando o local em um centro temporário de saúde da mulher.
“Hoje é um dia muito especial, onde a prioridade é a servidora. É um momento de autocuidado, de cuidar um pouco da nossa saúde, pois muitos servidores passam o dia todo no trabalho e não têm tempo de se deslocar para fazer esses exames. Por isso, a Assembleia Legislativa, nosso presidente, todos os parlamentares, a Assepol e o Hospital de Amor se uniram para proporcionar essa ação maravilhosa”, explicou a presidente da Assepol, Adriana Cruz.
A presidente da Assepol também frisou que o Poder Legislativo disponibilizou a presença de intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais), que não apenas facilitou, mas garantiu a plena participação da comunidade surda na iniciativa. “Esta medida inclusiva assegurou que informações vitais sobre saúde fossem acessíveis a todas, reforçando o compromisso da Assembleia com a equidade no atendimento à saúde”, disse.
Prevenção
Os exames preventivos foram oferecidos para mulheres acima de 18 anos, enquanto as mamografias focaram no público feminino acima de 40 anos. A capacidade de atendimento foi de 50 exames por turno: 25 mamografias e 25 exames preventivos no primeiro dia da ação, que se estende até sexta-feira (18).
Desde as primeiras horas da manhã, uma fila considerável já se formava. Wânia Parente, servidora de 40 anos, chegou cedo para realizar o papanicolau e, pela primeira vez, a mamografia. Apesar de não ter histórico familiar de câncer de mama ou de colo do útero, ela chamou atenção para a gravidade do desenvolvimento de neoplasias.
“Sempre tive o cuidado de fazer o autoexame como forma de prevenção. Agora, tive essa oportunidade através da carreta de fazer os exames. Tive um familiar que faleceu de câncer. Lembro do tratamento dele, das dificuldades, o que nos alerta para esse cuidado”, compartilhou.
Esse também é o sentimento da empresária Val Barros, que aproveitou a ação para fazer o papanicolau. “Devemos cuidar de nós mesmas. Conforme envelhecemos, começam a surgir doenças. O preventivo é algo muito valioso, pois, se algo aparecer, estaremos preparadas para cuidar de nossa saúde”, destacou.
Já Merilene Sousa, enfermeira do Hospital de Amor, reforçou a necessidade de as mulheres seguirem o exemplo de Wânia e Val e manterem esses exames em dia. “Não apenas no mês de outubro, que é voltado para a prevenção do câncer de mama e de colo, mas reforçando que a prevenção deve ocorrer durante todo o ano. A prevenção é o melhor caminho”, enfatizou.
Como fazer os exames?
Para quem se interessou pelos exames gratuitos, a Carreta do Amor permanecerá na lateral do prédio do Poder Legislativo também nesta sexta-feira (18), das 8h às 17h, oferecendo uma nova oportunidade para quem não conseguiu ser atendida no primeiro dia. Com atendimento realizado em dois períodos, manhã e tarde, a expectativa é que sejam realizados 200 exames gratuitos nos dois dias da ação.
Além disso, o Instituto de Prevenção “Hospital de Amor”, vinculado ao Hospital de Barretos, realiza exames de mamografia, preventivo (papanicolau) e avaliação dermatológica específica para o câncer de pele de segunda a quinta-feira, das 7h às 18h, e às sextas-feiras, das 7h às 17h, sem intervalo para almoço. O prédio está localizado na Via das Flores, bairro Pricumã. Para mais informações, entre em contato pelo número (95) 3621-5001.
Conscientização
O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização realizada anualmente durante o mês de outubro, com o objetivo de alertar a sociedade, especialmente as mulheres, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Iniciada na década de 1990 nos Estados Unidos, a campanha se espalhou globalmente e hoje é reconhecida pelo uso simbólico da cor rosa.
A campanha enfatiza a importância do autoexame regular, consultas médicas periódicas e a adoção de um estilo de vida saudável como medidas preventivas essenciais na luta contra o câncer de mama.
Texto: Suellen Gurgel
Fotos: Alfredo Maia/ Carol Falcão
SupCom ALE-RR